19/10/07

Câmara de Cantanhede promove curso de Língua Portuguesa

Até ao próximo dia 2 de Novembro estão abertas as inscrições para frequência do Curso de Português gratuito, destinado, principalmente, aos imigrantes oriundos da China e dos países de Leste que residam no Concelho de Cantanhede. Trata-se da segunda edição de projecto-piloto do Município de Cantanhede que será, uma vez mais desenvolvido através do Banco de Voluntariado.

Trata-se da segunda edição de projecto-piloto do Município de Cantanhede que será, uma vez mais desenvolvido através do Banco de Voluntariado, designadamente pelos professores que o integram, os quais dedicarão o seu tempo de trabalho voluntário a leccionar língua portuguesa aos cidadãos de outras nacionalidades interessados em melhorar as suas competências no domínio desta ferramenta indispensável de integração social. As inscrições para frequência do curso podem ser efectuadas nos serviços da Divisão de Educação e Acção Social da Câmara Municipal, através do preenchimento de um formulário próprio. Entretanto foi já constituída uma turma com alunos que transitaram da primeira edição, os quais começam a ter aulas na Casa da Cultura já no próximo sábado, dia 20 de Outubro, das 15.00 às 17.00 horas, de modo a não colidirem com as exigências profissionais dos imigrantes. Em função do número de inscrições que vierem a ser efectuadas até ao próximo dia 2 de Novembro, poderá ainda ser constituída uma nova turma, cujo horário será das 21 às 23 horas, às sextas-feiras, em local a definir. Este ano, para além do ensino de português para adultos, o Município de Cantanhede está a diligenciar no sentido de o Banco de Voluntariado assegurar aulas de apoio aos filhos dos imigrantes que frequentam o 1.º CEB e que apresentem dificuldades de compreensão e aprendizagem da língua. Este foi um repto lançado pela coordenadora de uma escola do 1.º Ciclo do Concelho, para quem este tipo de cooperação do Banco de Voluntariado, seria um excelente contributo para consolidar a aprendizagem destes alunos. A concretização deste novo projecto irá envolver a participação de mais professores do Banco de Voluntariado, bem como a necessária estrutura de apoio, para o funcionamento das aulas das crianças e adultos em paralelo. Embora não existam registos do número de imigrantes por concelho, há a percepção clara de que no Município de Cantanhede as comunidades imigrantes chinesa e ucraniana têm alguma expressão.
A iniciativa da Câmara Municipal de Cantanhede em avançar com o Curso de Língua Portuguesa para Imigrantes parte da constatação de que um dos maiores problemas deste sector da população reside no desconhecimento do idioma do país de acolhimento. De facto, sem esta ferramenta de integração fundamental, os imigrantes ficam numa situação particularmente vulnerável, não apenas pelas dificuldades que resultam a nível de comunicação nos mais variados contextos, mas também pelas limitações que daí decorrem quando necessitam fazer valer os seus direitos. Por isso, além do ensino da língua portuguesa, está previsto numa segunda fase o alargamento do projecto para as áreas de Cultura Portuguesa e Cidadania, com incidência em conceitos chave sobre história, costumes e tradições, bem como sobre os direitos e deveres e outras referências fundamentais que regulam as relações sociais no país. Entretanto, está também a ser equacionada a possibilidade de ser criado posteriormente, também no âmbito do Banco de Voluntariado de Cantanhede, um serviço local de apoio ao imigrante destinado a prestar apoio nos domínios jurídico, social e profissional, entre outros. Recorde-se que o Banco de Voluntariado de Cantanhede, a funcionar desde Setembro de 2006, é uma estrutura promovida pela Câmara Municipal com o objectivo de fomentar o desenvolvimento de acções de voluntariado, através do registo e cruzamento de informações sobre quem pretende envolver-se activamente nessa prática e as entidades que dela precisam, dispondo de mecanismos de organização, enquadramento e formação dos intervenientes. Com o Banco de Voluntariado de Cantanhede os munícipes têm acesso a uma base de dados sobre as organizações onde podem exercer intervenção social, em áreas como a educação, acção social, saúde, desenvolvimento económico e social, justiça, cultura, desporto, ambiente e protecção civil. Actualmente, o Banco de Voluntariado de Cantanhede tem inscritos 167 voluntários e 14 instituições receptoras de voluntariado. Desde a sua criação, colocou 54 voluntários em diversas instituições e em diferentes áreas de intervenção, tendo vindo a desenvolver formação e a realizar seminários dedicados ao tema.
Notícia daqui.

Sem comentários: