19/10/07

"Plataforma de Voluntariado" em Setúbal

Primeiro contacto com o mundo do trabalho


O Projecto Voluntariado, que integra duas acções distintas nesta área de actividade solidária, foi, esta tarde, apresentado pela presidente da Câmara Municipal, Maria das Dores Meira, na Biblioteca Pública.
"Plataforma de Voluntariado" e "Atitude Positiva - Desperta a Tua Vocação" são os títulos das acções, com intervenções distintas e direccionadas a públicos diferentes. No que respeita à "Plataforma de Voluntariado", em que a Autarquia tem um papel de intermediária, os objectivos passam por promover o encontro entre a oferta e a procura de voluntariado, sensibilizando os cidadãos para esta prática solidária."
A Plataforma serve de interface entre quem pretende fazer voluntariado e as entidades que estão dispostas a acolher", salientou a autarca, acrescentando que, assim, rentabilizam-se os recursos e promove-se o voluntariado de forma sustentada.
No domínio da formação, aquela acção, dirigida à população com mais de 18 anos que estude ou resida no Concelho, "conta com a colaboração do Instituto Português da Juventude", destacou, também, a presidente da Câmara Municipal.
A divulgação de projectos e oportunidades de voluntariado, bem como o aumento do número de voluntários nas diversas instituições abrangidas pelo projecto - entidades que integram o Conselho Local de Acção Social - são outros dos fins a atingir.
A outra acção que integra o Projecto de Voluntariado, intitulada "Atitude Positiva - Desperta a Tua Vocação", destina-se a jovens estudantes com idades entre os 15 e os 30 anos, decorrendo durante as férias da Páscoa, Verão e Natal. Neste caso, a Autarquia é ela própria receptora de voluntários.
Esta acção, sublinhou Maria das Dores Meira, pretende "conferir uma oportunidade aos jovens de procurarem o primeiro contacto com o mundo do trabalho, tornando-os cidadãos mais responsáveis e solidários".O aprofundamento do conhecimento da realidade do voluntariado e a desmistificação dos serviços públicos são outros objectivos da "Atitude Positiva - Desperta a Tua Vocação", desenvolvida em diversos sectores da Câmara Municipal como as divisões de Cultura, de Desporto e de Inclusão Social e os gabinetes da Juventude e de Apoio ao Empresário, entre outros.
A presidente da Autarquia destacou, ainda, outros projectos de voluntariado que já existem no Concelho, como o "Crescer em Saber", uma das acções imateriais do Proqual - Programa de Requalificação Urbana, com intervenção, nomeadamente, nos bairros da Bela Vista.
Notícia daqui.

Sem comentários: