26/10/07

Leigos missionários Verbitas com novos projectos

Criar um Diálogos Jovem e fazer uma pausa no projecto ad-gentes são algumas novidades que dão destaque ao arranque deste ano do grupo Diálogos, leigos svd para a missão. Estas decisões foram tomadas no encontro de avaliação e planeamento (2006/2007 e 2007/2008) do grupo que teve lugar nos dias 6 e 7 de Outubro, em Lisboa, no seminário verbita.

A avaliação dos projectos de verão foi o primeiro ponto da agenda. Elementos do Diálogos estiveram um mês em Angola, nas comunidades de N`Zeto e Tomboco, província do Zaire e em projectos nacionais: dinamização do lar de idosos de Vilar Formoso e do de Aldeia da Ponte e apoio ao Centro João Paulo II, em Fátima, onde vivem várias pessoas com deficiência profunda. O balanço feito foi bastante positivo. Ao todo estiveram envolvidos 41 pessoas. Este número verifica-se pois nos projectos nacionais o Diálogos abre as portas a jovens que apesar de não fazerem parte do grupo desejam fazer uma experiência de voluntariado.

Ao longo dos últimos anos a presença destes jovens é cada vez maior. A maioria faz os 10 dias de voluntariado mas depois não dá continuidade ao trabalho missionário. E um dos debates neste encontro foi: como integrar estes jovens. Ainda não têm idade para pertencerem ao grupo, mas têm um potencial enorme – grande vontade de melhorar o mundo e de ver respostas para as suas dúvidas de fé –, a não desperdiçar. A conclusão foi criar um Diálogos Jovem que possa integrar estes jovens e dar-lhes uma identidade enquanto grupo, e foi estabelecida uma equipa de quatro pessoas para pensar nesse novo projecto.

Outras das decisões tomadas foi fazer uma pausa no projecto de voluntariado missionário internacional (ad-gentes) que até agora tem sido feito em Angola. Este projecto, pela sua complexidade, leva a que sobre muito pouco tempo para outros factores também importantes, como os projectos nacionais, trabalhar a coesão do grupo, aprofundamento da formação missionária, entre outros. Ao contrário de outros, este é um grupo para estar - em oração, em partilha, na animação missionária durante o ano, etc. -, não vive só para os projectos de voluntariado no verão.

Indo ao encontro da resposta de muitos jovens, decidiu-se organizar uma viagem a Taizé na Páscoa, será a primeira vez que o grupo o fará enquanto tal.

Quanto a outras actividades, a agenda já começa a ficar preenchida: participação no dia do Leigo Missionário, no congresso “Cristianismo no Japão”, na peregrinação missionária nacional, no congresso missionário, entre outros. Para além destas actividades, haverá sempre um retiro do grupo, animação em lares de idosos, encontros de formação, actividades de angariação de fundos, entre muitas outras.

Neste encontro foram avaliados os vários eventos/actividades promovidas durante o ano de 2006/2007, tentou-se desfazer mal entendidos próprios do ser humano e falou-se do compromisso de cada um para o grupo este ano.

Notícia daqui.

Sem comentários: