26/11/07

150 aderiram em 2007 ao Voluntariado juvenil

Terminou ontem, na freguesia da Ilha, em Santana, mais uma Semana Cultural, que vai já na sua 13.ª edição. Foi mais oportunidade para apresentar o trabalho que vem sendo realizado por alguns jovens daquela freguesia, através de um programa da Direcção Regional de Juventude, denominado Voluntariado Juvenil, no que respeita ao levantamento de um conjunto de tradições.
O director regional com a tutela, Jorge Carvalho, esteve no local e aproveitou a oportunidade para deixar uma mensagem de apreço pelo trabalho que vem sendo realizado pela Casa do Povo da Ilha, numa perspectiva de manutenção daquilo que é o património cultural e histórico, mas acima de tudo, procurando um compromisso e adaptação às novas realidades e contextos da actualidade.
Jorge Carvalho sublinhou que esta foi também uma oportunidade para reflectir sobre todas as questões do voluntariado juvenil que, garantiu, está de boa saúde no que respeita à Região.
«Este ano tivemos à volta de 150 jovens envolvidos no nosso programa, o que é bastante bom», disse, acrescentando que este é um programa que tem vindo a registar um aumento significativo, de ano para ano, muito por mérito das instituições, particularmente, as associações juvenis e algumas instituições, como as casas do Povo que têm valorizado o Voluntariado Juvenil, através da apresentação de projectos que dinamizam e envolvem os jovens nas diferentes localidades.
Com a falta de verbas por via dos cortes orçamentais por parte do Estado à Região, Jorge Carvalho salienta que o voluntariado terá de funcionar, cada vez mais, como uma orquestra. «Se cada um der um pouco de si naquilo que são as suas áreas e nós congregarmos um conjunto de valências, conseguiremos colocar mais projectos no terreno e desenvolver actividades de relevo para a sociedade e localidades onde os jovens estão inseridos», disse.
«O aspecto financeiro é perfeitamente insignificante. Há é que ter disponibilidade, o gosto, ter a iniciativa de dar um pouco do seu tempo livre a estas iniciativas», complementou. Por parte da Direcção Regional da Juventude, neste momento, todos os programas juvenis estão activados, sendo o mês de Dezembro de preparação das iniciativas para o ano de 2008. «Todos os nossos projectos têm o seu terminus a 31 de Outubro, sendo este período de Novembro e Dezembro para preparação».
Notícia daqui.

Sem comentários: