07/12/07

Quatro anos de voluntariado na Covilhã


A rede de voluntariado dinamizada pela Associação Beira Serra, na Covilhã, já prestou 3.700 serviços à comunidade desde que foi criada em Junho de 2003, disse hoje à Agência Lusa Graça Rojão, uma das suas responsáveis.


"A rede conta com cerca de meia centena de membros mais activos, para além de outros com uma prestação pontual", contou aquela responsável no Dia Internacional do Voluntário.


A data foi hoje assinalada pela Beira Serra com a entrega de diplomas aos membros mais dedicados. Entre os serviços prestados estão o acompanhamento de pessoas doentes, visitas a idosos isolados, apoio ao estudo de crianças e jovens socialmente desfavorecidos e com dificuldades de aprendizagem, bem como animação em lares da terceira idade.



"Os serviços de visitas ou companhia para pessoas idosas é o que tem maior procura", disse Graça Rojão. "Não é um serviço de apoio domiciliário. Às vezes trata-se tão só de companhia para um passeio, conversa ou ajuda a tratar de algum assunto burocrático", acrescentou. Outro tipo de ajudas prende-se com o facto de "haver muita gente com dificuldades de leitura".


Metade dos voluntários são estudantes, sobretudo do ensino superior, havendo também um grupo significativo de pessoas na vida activa e com idades compreendidas entre os 48 e 55 anos. "As mulheres estão claramente em maioria", dissee Graça Rojão. Apesar de não haver uma explicação cientificamente testada, aquela responsável pensa que as voluntárias também procuram convívio. "Há menos oportunidades de convívio para as mulheres.


Não vão para o café ou para as tabernas como os homens. Por outro lado, são desde pequenas mais treinadas que os homens para tratar dos outros", considerou.


Os serviços de voluntariado podem ser requeridos pelas famílias através de contactos telefónicos para a Beira Serra ou outros parceiros, como as juntas de freguesia.


Notícia daqui.

Sem comentários: