07/12/07

Maria Cavaco Silva elogia crescimento da Bolsa do Voluntariado

Maria Cavaco Silva elogiou hoje o aumento do número de voluntários e o crescimento da Bolsa de Voluntariado criada há um ano pela Entrajuda, instituição de apoio a outras instituições de solidariedade social.

«Uma em cada seis pessoas exerce voluntariado em Portugal», afirmou a mulher do Presidente da República, numa cerimónia de entrega de diplomas, no Porto, a 110 voluntários da Liga Portuguesa Contra o Cancro com 10 ou mais anos de serviço a favor dos doentes.

Maria Cavaco Silva recordou que esteve há um ano, também no Dia Internacional do Voluntariado, na abertura da Bolsa do Voluntariado da Entrajuda, que reunia então cerca de 200 voluntários.

«No final de Janeiro deste ano já eram 1.500 e actualmente são quase 5.000 voluntários de 477 instituições», salientou.

Maria Cavaco Silva enalteceu «a vontade e a boa-vontade» de quem presta apoio social sem pretender nada em troca e sublinhou que «o Estado não pode nem deve acudir a tudo».

O Bispo do Porto, D. Manuel Clemente, sublinhou a importância do trabalho voluntário, reconhecendo também que compete ao Estado garantir «o bem comum de uma sociedade, mas sem exclusivismo».

D. Manuel Clemente destacou as três características que o Papa Bento XVI considerou definidoras da caridade: «ser imediata, independente de qualquer motivação que não seja o amor ao próximo e gratuita».

«O voluntariado é a entrega de si, é a verdadeira lei da vida. Os voluntários são a parte mais sã e mais promissora da nossa sociedade», frisou.

O Bispo do Porto historiou o papel que o Cristianismo teve como fomentador do voluntariado, realçando que só a partir do século XVIII é que os estados começaram a assumir uma parte importante do trabalho social que até aí era assegurado por diferentes organizações da sociedade civil.
Notícia daqui.

Sem comentários: