25/01/08

Actividades culturais preservam e valorizam o património cultural de Lindoso

Começamos pelo Rancho Folclórico de Lindoso partilhar com todos os barquenses uma experiência que viveu no dia 22 de Dezembro. Nesse dia de tarde, fomos visitar pessoas menos novas e doentes retidas em lares da Santa Casa de Misericórdia de Ponte da Barca. Levamos-lhes um pouco de alegria e solidariedade, cantamos e dançamos juntos.
No regresso sentimos a alegria dos pastores quando visitaram Jesus no Presépio, pois Ele também está presente naqueles que sofrem. Deixamos os nossos parabéns e admiração pela dignidade, funcionalidade e perfeição de tudo quanto visitamos nas duas unidades exemplares para as pessoas menos novas, única no concelho de Ponte da Barca, arquétipo para tantas similares em todo o país.
Foi-nos pedido para visitar com maior frequência, possivelmente a realização de um ensaio por mês. Como Lindoso é a freguesia mais distante da sede do concelho, torna-se difícil devido à necessidade de transporte. Mas, cada vez mais, cada vez melhor, cada vez por mais razões, o Rancho Folclórico de Lindoso tudo fará para servir, com a nossa solidariedade, aqueles que nos merecem muito respeito e requerem muita dedicação.
No dia 23 realizamos a Festa de Natal, na sede da Associação Desportiva Social e Cultural da Freguesia de Lindoso, no lugar de Parada. Depois da matança do porco e da preparação das carnes para a Ceia dos Reis, todos aqueles presentes tiveram a oportunidade de provar os rojões típicos de Lindoso. Como não podia deixar de ser, a animação contou com um grande baile ao toque das concertinas. No ponto mais alto do baile, contávamos 15 tocadores de concertina. Após um intervalo para as festas natalícias, no dia 29 de Dezembro cinco sócios, da Associação Desportiva Social e Cultural da Freguesia de Lindoso deslocaram-se ao estúdio da Rádio Barca para falar de experiências tradicionais e culturais características de Lindoso.
A entrevista foi inspirada pela Goretti, uma jovem barquense que dá a voz à Rádio Barca. Foram muitas as questões profissionalmente colocadas, numa estratégia de aproximação à cultura local, aproveitando para misturar a experiência da diversidade de idades das pessoas presentes — desde os 17 aos 74 anos de idade. Segundo Carlos Fernandes, Presidente da Direcção da Associação Desportiva Social e Cultural da Freguesia de Lindoso, “com todas as dificuldades inerentes ao voluntariado, o povo desta Freguesia entrega-se de alma e coração na preservação das actividades tradicionais da sua Terra.
Todos sabemos que os que fazem voluntariado não vão tirar dividendos económicos das suas acções ou do seu trabalho criativo. Se isso acarreta grandes dificuldades e por vezes desânimos fatais, por outro lado, enriquece a nossa Terra de uma certa pureza, de uma poesia humana que nos orgulha, porque estas andanças implicam sempre uma grande entrega, um grande altruísmo e por vezes um enorme sacrifício”.
O Reveillon foi, sem dúvida, um grande sucesso. Foi uma festa de grande alegria. A animação alternou entre o conjunto e a grande preferência do povo presente—as concertinas. Não restam dúvidas que a vontade do público era o baile ao toque das concertinas. Entre todas estas actividades, continuava a preparação para a Ceia dos Reis. Voluntários dedicavam-se aos enchidos e outros pintavam o salão de convívio. É com um enorme prazer que nos preparamos para a recepção aos nossos convidados no dia 12 de Janeiro.
A Ceia está reservada a convidados. Mas, as portas do salão abrem, ao público em geral, às 22h00 para um grande baile ao toque das concertinas. Mas antes da Ceia, ainda é preciso cantar os Reis. No dia 5 de Janeiro, às 17h00, com partida da sede da Associação, vamos cantar os reis, como a tradição dita. Não vai faltar o avental das costas! Estão todos convidados.
Notícia daqui.

Sem comentários: