25/01/08

2008: Ano Nacional do Voluntariado nos Bombeiros


O voluntariado vai estar em destaque em acções que vão decorrer um pouco por todo o país, no distrito de Beja as cerimónias realizam-se em Aljustrel. Iniciativas que surgem numa altura em que o voluntariado atravessa dias difícieis.

2008 foi decretado pela Liga dos Bombeiros Portugueses como o Ano Nacional do Voluntariado, nesse sentido, vão decorrer um pouco por todo o país várias cerimónias comemorativas. O arranque está previsto para o próximo dia 19 com a realização, em cada distrito, de uma jornada que pretende incentivar ao voluntariado, no caso de Beja as cerimónias vão decorrer em Aljustrel.

Estas acções, que vão culminar em Outubro aquando da realização do Congresso da Liga dos Bombeiros Portugueses, contam com a colaboração das Federações Distritais, assim como, da maioria das Associações Humanitárias de Bombeiros Voluntários, Muncipais e Privados.

Luís Bartolomeu, presidente da Federação dos Bombeiros do Distrito de Beja, afirmou que o voluntariado é fundamental mas, neste momento, não está a atravessar os melhores dias. Luís Bartolomeu afirmou que há dificuldades porque os voluntários têm os seus empregos e durante o dia, altura em que existem mais ocorrências, não têm muita disponibilidade porque nem sempre é fácil serem dispensados pelos patrões.

Para Luís Bartolomeu o voluntariado é fundamental basta ter em conta a realidade dos quartéis existentes um pouco o lado: só uma percentagem muito reduzida de bombeiros é que é assalariada.
Notícia daqui.

Sem comentários: