08/02/08

Ano Nacional do Voluntariado dos Bombeiros


A Liga dos Bombeiros Portugueses decretou o ano de 2008 como o Ano Nacional do Voluntariado, neste sentido, decorreram no sábado, 19 de Janeiro, um pouco por todo o país, cerimónias evocativas da iniciativa.



No concelho da Mealhada, os Bombeiros Voluntários da Mealhada e da Pampilhosa realizaram as suas cerimónias pela manhã. O manifesto foi lido na cerimónia após o hastear das bandeiras. Presidente da Câmara, presidentes da Juntas de Freguesia, presidentes da direcção das associações e comandantes do corpo activo salientaram, nos seus discursos, a importância do voluntariado na segurança colectiva.


“As associações de bombeiros são anualmente responsáveis por 80 por cento da totalidade dos actos de socorro prestados à população. O voluntariado nos Bombeiros constitui-se como um solido meio de integração e inclusão social, contribuindo activamente para a construção de uma sociedade coesa e solidária.


O voluntariado nos Bombeiros representa uma forma das pessoas se empenharem na missão suprema de defesa de vida e bens, o mesmo é dizer, exercem uma cidadania activa e responsável, alicerçada nos valores da solidariedade, da partilha, do trabalho de equipa e da disciplina funcional”, pode ler-se no manifesto da Liga dos Bombeiros Portugueses.


Nos estandartes das corporações Carlos Cabral colocou a Medalha de Serviços Distintos Grau Ouro, alusiva ao Ano Nacional do Voluntariado, com que a Liga dos Bombeiros Portugueses distingue todas as Associações Humanitárias do país.


Mealhada


Pelas 9horas da manhã, no quartel dos Bombeiros mealhadenses, coube a Abílio Semedo, presidente da direcção da Associação dos Bombeiros Voluntários da Mealhada, a leitura do manifesto do Ano do Voluntariado nos Bombeiros.


Segui-se a intervenção de António Lousada, comandante dos Bombeiros da Mealhada, que afirmou: “O voluntariado nos Bombeiros significa uma vida de sacrifício familiar, de ausências, de risco, de paixão, de solidariedade”.


"Há dificuldade em motivar a adesão a um projecto onde as recompensas são, na sua maioria, noites mal dormidas, imagens violentas e drama. Não será com certeza por isso que os jovens deixarão no futuro, de aderir ao voluntariado e de continuar a ser o garante da segurança e bem estar dos cidadãos, honrando os Bombeiros Voluntários do país”, acrescentou. Antes de finalizar, o comandante apelou a todas as pessoas para conhecerem a associação e o trabalho diário realizado pela protecção e segurança de todos.


“Depois disso haverá, com toda a certeza, muitos mais jovens a quererem ser voluntários, e a quererem contribuir para esta nobre causa”, declarou. Abílio Semedo, presidente da direcção da associação dos Bombeiros da Mealhada, declarou: “Foi uma óptima iniciativa da Liga dos Bombeiros Portugueses, conjuntamente com a Confederação das Associações e Corpos de Bombeiros, quando decidiram designar este ano como o Ano Nacional do Voluntariado nos Bombeiros”.


“Enquanto um voluntário dito normal, pode programar a sua actuação, determinando dia e hora em que pode exercer o seu voluntariado, determinando o modo ou a forma como o vai praticar, o Bombeiro não tem nunca essa possibilidade. O Bombeiro, que abraça esta forma de voluntariado, tem que estar sempre pronto para entrar em acção, a qualquer hora do dia ou da noite, quer faça frio ou calor, quer chova ou faça sol. Estes homens e mulheres deixam o aconchego das suas casas e dos seus familiares para abraçarem a causa do voluntariado nos Bombeiros. Para se porem ao dispor das necessidades dos outros, par responderem a todas as aflições e anseios do seu próximo, sem nunca pensarem em si próprios”, disse Abílio Semedo.“É muito pouco haver só um dia do voluntariado dos Bombeiros, para quem é voluntário vinte e quatro horas por dia, 365 dias por ano, para quem arrisca a vida por outros.


Se o município não tiver uma corporação de Bombeiros onde todos estiverem unidos pela solidariedade, este seria um município mais pobre, e as pessoas não estariam em segurança. Estamos todos unidos na defesa dos interesses dos Bombeiros, assim como de cada um de vós, voluntários”, disse Carlos Cabral, presidente da Câmara Municipal da Mealhada. RSGPampilhosaCoube ao comandante da corporação pampilhosense, Faustino Pinho, a leitura do manifesto da Liga de Bombeiros a que se seguiu a intervenção de Rogério Silva, presidente da direcção da Associação dos Bombeiros da Pampilhosa. “O voluntariado está a passar por uma crise devido ao facto de os voluntários terem os seus empregos e a entidade patronal não ponderar a hipótese de os deixar sair, durante o dia, em caso de emergência”, declarou Rogério Silva que acrescentou: “Aproveito para enaltecer os nossos novos elementos dos Bombeiros da Pampilhosa. São eles que, continuamente, vão contribuir para o bem-estar da população”.Coube a Carlos Cabral a última declaração na cerimónia. "Os bombeiros são pessoas solidárias que não têm hora, não têm dia e não têm ano para estarem disponíveis. Quando são precisos, estão presentes!”, disse. O presidente da Câmara acrescentou ainda: “Temos a felicidade, neste concelho, de termos muitos voluntários ao serviço da defesa e saúde da vida dos outros. No que toca à Câmara da Mealhada, tenho-me preocupado sempre com os Bombeiros, garantindo a aquisição de material de apoio. A Câmara tem conseguido esse material tanto para a Mealhada como para a Pampilhosa”. Antes de terminar, Carlos Cabral concluiu: “Quero-vos agradecer a vossa dádiva e a vossa disponibilidade. Vocês honram muito o concelho da Mealhada. Dão primeiro e só pedem depois".


Notícia daqui.

Sem comentários: