08/02/08

Cientistas e técnicos debatem voluntariado nos bombeiros


Discutir e debater a problemática do voluntariado, para conciliar os valores humanistas, de que é depositário, com a modernidade que o desafia, são os objectivos de um fórum nacional, que reúne, em Pinhel, cientistas, bombeiros e autoridades civis de todo o país.Pinhel recebe sábado, 26 de Janeiro, o Fórum nacional do Voluntariado dos Bombeiros Portugueses, iniciativa inserida no Ano Internacional do Voluntariado nos Bombeiros onde vai ser discutido e reflectivo o futuro do voluntariado e seus valores. A acção é organizada pelo Município local, Federação dos Bombeiros do Distrito da Guarda, Bombeiros Pinhelenses e Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP).


O objectivo do encontro visa a “conciliação dos valores humanistas, de que o voluntariado é depositário, com a modernidade que o desafia”. Daí que, segundo o presidente da Federação de Bombeiros do distrito, “é importante criar-se aqui um espaço de debate e reflexão sobre esta temática, sobretudo o voluntariado, a solidariedade, a entrega e a dedicação”.


Madeira Grilo salientou o voluntariado como “um valor que emana da sociedade que, mesmo nos tempos actuais de modernidade e novas tecnologias, onde o individualismo é toque dominante, urge fomentar e alicerçar, principalmente nas camadas jovens da população”.


A organização do Fórum Nacional do Voluntariado nos Bombeiros Portugueses evidenciou o facto de ser o “espírito voluntário que é, diariamente, posto em prática pelos soldados da paz, que são responsáveis por 80 por cento da totalidade dos actos de socorro prestados à população portuguesa.


Daí que se pretenda criar um espaço de debate e reflexão em torno de valores como o voluntariado, a solidariedade, a entrega e a dedicação”, para além de homenagear todos quantos, através das suas acções, dão mais vida ao lema dos bombeiros: “Vida por Vida”.


O fórum, a realizar no Centro de Congressos Desportivos e Exposições de Pinhel, prevê intervenções do monsenhor padre Vítor Feytor Pinto, presidente da Confederação Portuguesa do Voluntariado, sobre “Voluntariado a uma voz”, do cientista Fernando Carvalho Rodrigues, docente universitário e director científico da Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO), que falará sobre “ O voluntariado e o homem do futuro”.


O tema “Voluntários nos Bombeiros: porquê?” é abordado pela comandante do corpo de Bombeiros Voluntários de Vidigueira, Noémia Ramos, e por Gil Barreiros, vice-presidente da Federação de Bombeiros do Distrito da Guarda/presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros de Gouveia.


Os trabalhos encerram com uma intervenção do presidente da LBP, Duarte Caldeira, que vai falar de “Voluntários por opção, Profissionais na acção”.


Notícia daqui.

Sem comentários: