06/04/08

Novo Banco de Voluntariado na Guarda

Voluntários e instituições interessadas já podem candidatar-se



Fazer a ligação entre os cidadãos que queiram ser voluntários e as instituições que necessitem deste tipo de trabalho é o objectivo do Banco Local de Voluntariado a criar na Guarda nos próximos meses. A iniciativa, dinamizada pela Junta de São Miguel, na Estação, e o Núcleo Desportivo e Social (NDS), "ainda está numa fase inicial, mas o primeiro passo foi dado com uma sessão de sensibilização", adiantou Elsa Neves, da organização. A responsável acrescentou que os voluntários e as instituições interessadas já podem candidatar-se, embora as entidades ligadas à infância e terceira idade tenham prioridade. "Bastará elaborar um projecto, que será depois avaliado", disse.


A ideia não é inédita em Portugal, mas será a primeira vez que uma Junta se envolve na criação de um Banco de Voluntariado. "Geralmente, a organização cabe às Câmaras, em parceria com instituições particulares de solidariedade social", refere. Para além de promover o encontro entre a oferta e a procura de voluntários, este organismo destina-se também a sensibilizar os cidadãos para esta temática e divulgar programas e oportunidades de voluntariado. Na sessão de ontem, os oradores sublinharam que os voluntários têm um "contributo inestimável para o desenvolvimento social".


Notícia daqui.

1 comentário:

Anónimo disse...

EDE-SE às associações de solidariedade que costumam percorrer as ruas de Portugal, no litoral e interior, a distribuição de cobertores e bebidas quentes esta 6f sab domingo e 2f pelos que mais precisam e onde mais frio faz e o abrigo dos "sem abrigo" em instituições ou pavilhões caso as equipas de ronda sintam e tenham essa possibilidade. Sugerimos também que chamem o INEM caso se descubra algum caso grave, para evitar risco de hipotermia e/ou morte