08/04/08

Voluntariado na cidade do Porto - O Coração da Cidade

Líder do PSD/Porto defende necessidade de se valorizar o voluntariado no apoio social à pobreza.

Uma vez que o combate à pobreza não compete apenas ao Estado, mas deve envolver toda a sociedade.

"Parece-me relevante um regime mais favorável ao voluntariado, que tem que ser valorizado, dignificado e reconhecido", afirmou o responsável, defendendo que "sem voluntariado não é possível combater" a pobreza.

O Coração da Cidade é uma instituição de apoio social que funciona apenas com voluntários, que se tornou conhecida há sete anos na sequência de um diferendo com a Câmara do Porto.

O presidente do PSD/Porto, questionado pelos jornalistas, desvalorizou o facto de estar a visitar uma instituição que não tem boas relações com a Câmara do Porto, liderada pelo social-democrata Rui Rio.

O Coração da Cidade, de que o presidente do Futebol Clube do Porto, Pinto da Costa, é um dos principais apoiantes, utiliza anualmente cerca de 100 toneladas de alimentos, distribuindo todos os dias mais de três centenas de refeições a pessoas desfavorecidas.

Por outro lado, o fundo alimentar que criou recentemente já recebeu 1.430 pedidos de registo de pessoas que estão dispostas a prestar serviços em troca de um cabaz de alimentos.

"Vivemos apenas com apoios da sociedade civil", afirmou Lassalete Fernandes, presidente desta instituição que gere mensalmente um orçamento de 20 mil euros.

As dificuldades que o Coração da Cidade afirma ter para reunir a quantidade de alimentos necessária para satisfazer todos os que ali acorrem serviu para o presidente do PSD/Porto lançar um apelo ao empenhamento da sociedade civil.

"Todos temos que ajudar, não chega o Estado. Não é só o Governo que pode resolver o problema, até porque há pessoas que fogem ao controlo da segurança social", salientou.

Para tentar alterar o actual quadro, Marco António Costa defendeu a necessidade de se lançar uma campanha de informação institucional dirigida aos contribuintes, alertando-os que "podem preencher uma cláusula na declaração de IRS para destinar uma verba de apoio a instituições de solidariedade social".

Notícia daqui

8 comentários:

Anabela Ferreira disse...

gostaria muito de ser voluntária na cidade do porto não sei onde me devo dirigir se me puderem ajudar agradecia. o meu imail é o seguinte anabela.cavalheiro.graca@gmail.com
o meu muito obrigada espero resposta

Natacha Maia disse...

Teria muito gosto em poder participar em acções de voluntariado na cidade do Porto. Se for possível agradecia que me contactassem de modo a poder obter mais informações.
natamaia14@hotmail.com. Cumprimentos

Hugo disse...

Gostaria de participar em acçoes de solidariedade como voluntario. mail, fec_huguitos@hotmail.com

Ana disse...

Gostaria de ser voluntária. Email: alcbranco@hotmail.com

Anónimo disse...

ola boa noite~

gostaria muito de ser voluntária

meu email- teresamoreira03@hotmail.com

um feliz natal

cumprimentos

Fátima Ribeiro disse...

Gostaria muito de trabalhar em voluntariado com idosos, agradecia que me informasse onde me devo dirigir. Obrigada
Meu email: fatiribeiro@hotmail.com

Anónimo disse...

Boa noite gostava de participar no voluntariado uma vez sendo catquista gostaria de fazer uma catequese diferente então pensei levar meus catequizantes a fazer voluntariado e pensei nesta vossa associação será que algém me pode abordar mais especificamente sobre este assunto?! meu mail é ana_sofia_pat@hotmail.com
agredecia que me podessem responder muito obrigada

Andreia disse...

Gostaria de participar no voluntariado uma vez que estou desempregada.
Como posso ajudar??

Meu e-mail. andreiasoares77@hotmail.com