14/09/13

Novas missões dos Leigos para o Desenvolvimento

A Associação Leigos para o Desenvolvimento (LD) enviará este mês 8 novos voluntários, que vão realizar em comunidade e em regime de voluntariado, um serviço de desenvolvimento e de promoção, em diversos países em vias de desenvolvimento, particularmente nos países de expressão oficial portuguesa: S. Tomé e Príncipe, Angola e Moçambique. Para assinalar a partida destes novos jovens voluntários realizar-se-á uma Missa de Envio, no próximo dia 8 de Setembro, na Igreja do Colégio São João de Brito, em Lisboa.
No período de missão, estes 8 jovens juntam-se a mais outros oito que, já em missão, renovam por mais um ano. Assim, e em 2013/14, os LD passarão a ter 16 voluntários no terreno, dedicando as suas vidas a uma grande experiência de promoção humanitária, integrando projectos em áreas fundamentais como a Educação, o Desenvolvimento Comunitário, a Saúde e a Promoção Social.
Os novos voluntários, oriundos de vários pontos do país, com idades compreendidas entre os 25 e os 40 anos são na sua maioria mulheres (5 mulheres e 3 homens). Apesar de todos terem formação académica superior, passaram por uma formação especial, ao longo de um ano, para poderem partir em missão, nomeadamente na área do voluntariado, do desenvolvimento, da própria vida espiritual e do trabalho em comunidade. Na fase final, tiveram uma formação específica para os projectos de desenvolvimento nos quais vão trabalhar. Com percursos e histórias de vida distintas, que os fez chegar até aos LD, todos se sentem motivados e impelidos a dedicarem-se ao serviço e promoção do desenvolvimento humano e a colocarem os seus conhecimentos à disposição de outros, contribuindo para o desenvolvimento das comunidades locais, lutando contra as desigualdades sociais e situações de pobreza existentes.
Cada vez mais, o foco é a capacitação institucional dos parceiros dos LD no terreno de forma a garantir projectos sustentáveis a longo prazo. Esta capacitação implica um grande esforço de formação dos recursos humanos locais dos vários projectos que existem, tanto na área da educação como da promoção social. Assim, no Centro Juvenil da Graça em Benguela (Angola), nas Escolinhas Comunitárias do Niassa (Moçambique) e no Grupo Comunitário de Porto Alegre (São Tomé e Príncipe), os LD estarão a trabalhar directamente na formação dos recursos humanos locais, transmitindo-lhes conhecimentos e validando competências.
Por outro lado, em Moçambique, continuar-se-á a apostar no Ensino Pré-Escolar em Língua Portuguesa, nos locais onde a Língua Materna não é o Português. Como tal, no Niassa, norte de Moçambique, os LD continuarão a apostar no Projecto das Escolinhas Comunitárias do Niassa, para a qual têm neste momento a decorrer uma campanha específica que pretende angariar fundos para prosseguir o projeto de educação pré-escolar que tem levado a cabo com as crianças das aldeias do interior do país. Esta rede comunitária de ensino pré-escolar envolve cerca de 307 crianças, dos 3 aos 6 anos de idade, 30 recursos humanos moçambicanos e 150 mamãs.
Com uma experiência e saber acumulado ao serviço dos outros, há 27 anos, os Leigos para o Desenvolvimento têm um projecto em Portugal (Centro S. Pedro Claver) e cinco missões em curso, em três países de expressão portuguesa: duas em S. Tomé e Príncipe (Porto Alegre e S. Tomé), duas em Angola (Benguela e Uíje) e uma em Moçambique (Cuamba).
Daqui.

Sem comentários: