13/09/13

Portugueses realizam ações sociais em Batalha

"Chegamos no sábado, dia 3 de agosto, à Batalha. Mas porque é que estamos aqui? Qual o nosso propósito nesta cidade?

Nós somos voluntários de um grupo de ação social – o GASTagus – grupo que existe desde 2008 (http://www.gastagus.org/). O seu objetivo é alertar os jovens para as desigualdades que existem no mundo dos nossos dias, através da promoção de atividades de voluntariado em Portugal e fora deste (Angola, Brasil, Cabo Verde, Moçambique e São Tomé e Príncipe).
Ao longo de toda a formação que durou um ano, os voluntários recebem diversas palestras e formações sobre cidadania, empreendedorismo, voluntariado, associativismo, desigualdades sociais e direitos humanos, entre outras. Ao longo desse mesmo ano, todos os jovens voluntários fazem voluntariado em diversas associações portuguesas que necessitam de toda a ajuda possível.

Paralelamente às formações e ao voluntariado, os voluntários angariam todo o dinheiro necessário para comprar a sua passagem e cobrir a sua estadia no país onde fazem missão todo o mês de agosto.

Nos foi atribuído o projeto de Batalha, no Piauí, através das Irmãs da Congregação das Filhas de Sant’Ana, sobretudo devido à ajuda da Ir. Graça, que nos foi buscar diretamente a Fortaleza.

Estamos aqui na Batalha para dar palestras às crianças, jovens e mulheres sobre autoestima, respeito pelos direitos humanos, sexualidade e gravidez na adolescência, nutrição, álcool e drogas, associativismo, empreendedorismo e voluntariado. Queremos também chegar às zonas rurais e debater estes temas com os jovens. Estamos também a colaborar no Lar de Sant’Ana, na Ervanário Sant’Ana, no Colégio Coração de Jesus, na Pastoral da Criança e na Pastoral da Comunicação. 

Estamos disponíveis para ajudar em qualquer área e qualquer pessoa, desde de que nos contactem.

Há quatro dias que cá estamos e já nos sentimos em casa. Estamos a ser muito bem recebidos e todo mundo é muito legal. Por isso, agradecemos do fundo de todo o coração aos habitantes de Batalha."

Daqui.

Sem comentários: