19/10/13

Agora Nós


CENTRO – O Programa de Voluntariado Jovem “Agora Nós”, criado pela Portaria nº 242/2013 de 2 de Agosto , é dirigido a todas as entidades com capacidade para promover projetos de voluntariado e a todos os jovens voluntários.

Assim, podem participar entidades que pretendem promover ações de voluntariado em prol e benefício da comunidade. O Programa possibilita, simultaneamente, aos jovens participantes, uma forma de educação não formal através da aquisição de capacidades e competências.
Visa também:
  1. Através de ações de formação, consolidar as competências e capacidades adquiridas no decurso da participação em ações de voluntariado;
  2. Criar um Banco de Voluntariado Jovem do IPDJ, I.P.;
  3. Criar um Registo de Entidades Promotoras de Voluntariado Jovem;
  4. Criar um Registo de Ações de Voluntariado Jovem.
Destinatários
  • Jovens com idade compreendidas entre os 14 e os 30 anos;
  • Entidades públicas e privadas identificadas no artigo 4º da Lei nº71/98 de 3 de novembro e no artigo 2º do Decreto-Lei nº 389/99 de 30 de setembro que disponham de recursos humanos para a coordenação de ações de voluntariado bem como dos recursos materiais necessários à execução das mesmas.
    Candidaturas de Entidades
    Através do preenchimento do formulário de candidatura que deverá ser enviado para a o e-mail voluntariadojovem@ipdj.pt com os documentos anexos (Portaria nº 242/2013 de 2 de agosto).
    Registo e Inscrição dos jovens voluntários
    Através do preenchimento do formulário de registo (realizas o teu registo no BVJ – Banco de Voluntariado Jovem do IPDJ e, se existirem ações de voluntariado, no Portal da Juventude que sejam do teu interesse, podes realizar simultaneamente a tua inscrição).
    Em que ações pode um jovem voluntário inscrever-se?
    Em ações de curta ou longa duração (com menos ou mais de 15 dias) nas áreas do ambiente, desporto, saúde, cultura e solidariedade social.
    Acesso a formulários e registo.
    Particularmente na Zona Centro todos os interessados poderão solicitar mais esclarecimentos nas Lojas Ponto JA do IPDJ de Aveiro, Castelo Branco, Coimbra, Guarda, Leiria e Viseu.
    Daqui.

Sem comentários: