09/06/14

Vale d'Acor - Colónia de Férias


Associação Vale de Acór realiza todos os verões uma colónia de férias durante nove dias, com cerca de 100 crianças entre os 3 e os 11 anos de idade.
Nela participam os filhos dos nossos utentes, filhos de reclusos de diversos estabelecimentos prisionais e ainda crianças institucionalizadas, com ou sem deficiência física e mental. Trata-se de uma iniciativa sem qualquer fim lucrativo, cuja principal finalidade é apoiar crianças desfavorecidas, vítimas de situações de pobreza e exclusão social. A equipa de monitores, é formada por vários utentes da Comunidade Terapêutica e por voluntários, que desta forma dão o seu contributo a esta causa.
Para além das idas à praia, há ainda tempo para jogos, pinturas, catequese, ateliers e workshops de diversas áreas, desporto, música, e muita, muita brincadeira! Desta forma crianças e utentes da nossa Comunidade passam uma semana de convívio e lazer, em que por um lado os mais novos têm um espaço educativo, subordinado a um determinado tema e a par de uma promoção de um estilo de vida saudável, enquanto que os mais velhos vivem uma experiência de serviço e ajuda ao próximo, num processo de empowerment que aumenta a sua auto-estima. Alem disso reforçam-se os laços familiares entre pais e filhos, e entre utentes e profissionais da Comunidade.
Para mais informações, ver aqui.

Sem comentários: