10/07/15

Milhares oferecem-se para fazer voluntariado

Trinta mil pessoas ofereceram-se para serem voluntárias, registando-se na plataforma online «Dar e Receber». A iniciativa resulta de uma parceria entre a Entrajuda e a Cáritas

Depois de seis meses de atividade, os promotores da plataforma online «Dar e Receber» fazem um balanço positivo do projeto, que soma 75 mil utilizadores, 30 mil voluntários, 4 mil instituições inscritas, 2300 registos de produtos para oferecer e 800 bens doados a quem mais precisa.


O portal é o resultado de uma parceria entre a Entrajuda e a Cáritas e cria uma ligação entre quem tem alguma coisa para doar e quem precisa de a receber. Desta forma, pessoas e empresas podem dar bens ou tempo a instituições sociais, enquanto as organizações de solidariedade divulgam na página as suas carências. A plataforma possibilita ainda pesquisar respostas sociais por freguesia, ajudando o acesso a este tipo de serviços, em caso de carência.


«A ideia foi criar uma rede de apoio social recorrendo às novas tecnologias para aproximar as pessoas, apoiando os mais necessitados e incentivando a participação da sociedade civil num projeto de solidariedade social», explica em comunicado Diogo Travassos, responsável pelo projeto. O portal procura evitar a duplicação de iniciativas e agrupa a Bolsa de Voluntariado, o Banco de Bens Doados online e o motor de busca Ajuda Social.

Daqui.

Sem comentários: