10/07/15

Voluntariado Digital




Mitos derrubados

1 – O voluntariado online é para quem não tem tempo para um trabalho voluntário “real”.Falso. O Voluntariado on-line economiza tempo de deslocamento, mas usa tempo real, e não tempo “virtual”.

2 – Os voluntários online e voluntários presenciais são de tribos diferentes.Falso. Voluntários engajados podem realizar ambas as modalidades de acordo com a necessidade.

3- Os voluntários online são apenas os jovens com muitos recursos, de países desenvolvidos.Falso. Segundo as Nações Unidas, 40% dos voluntários moram em países em desenvolvimento. Os países mais adiantados, segundo Gabriella, são Estados Unidos e alguns asiáticos. O ativismo digital também é muito forte na África. “Mas ninguém está muito maduro. Estamos em um momento de explosão, com muitos projetos surgindo. E o Brasil não fica atrás”, afirma ela.

4 – O voluntariado on-line é impessoal.Falso. Em geral, a maioria das pessoas se mostra mais disposta a compartilhar informações e sentimentos online do que pessoalmente.

5 – A internet é perigosa e por isso expõe a organização e seus colaboradores a muitos riscos.Falso. Pode-se garantir a segurança nos programas de voluntariado online e oferecer segurança às organizações, seus colaboradores e os voluntários.

6 – O voluntariado online requer a construção de uma plataforma online própria ou a utilização de uma ferramenta tecnológica específica.Falso. Basta ter um e-mail para poder envolver voluntários online. Todas as plataformas de interação digital existentes permitem uma comunicação fluida.


Daqui.

Sem comentários: