07/12/07

Centro Social Cova/Gala recebe cinco voluntários

A Bolsa de Voluntariado da câmara conta desde ontem com mais cinco elementos, que prestam apoio ao Centro Social da Cova/Gala.
O grupo dos cinco novos voluntários é constituído por três professoras de inglês, uma técnica de serviço social e uma voluntária de serviço comunitário.
A sua adesão foi assinalada ontem, com a assinatura de um protocolo entre a referida instituição e a autarquia, no Centro Social da Cova/Gala. Foram subscritores o pastor João Neto, na qualidade de anfitrião, e a vereadora Teresa Machado.Prestando, desde o início, serviço social na freguesia de S. Pedro, a instituição foi fundada em 1960.
Tem 45 funcionários e cerca de 200 utentes, divididos pelas creches, jardins–de–infância, apoio domiciliário, entre outras valências. Aderiu à Bolsa Voluntariado no primeiro ano da sua criação, em 2002. Desde ontem, passa a contar com seis voluntários.
“Esta instituição é uma referência para o concelho”, elogiou a autarca.
Neste momento, a Bolsa de Voluntariado conta com 285 elementos no activo e cerca de 70 à espera de entrar em acção.
Os voluntários fazem parte da população activa, são desempregados ou aposentados. Alguns dos desempregados passaram, entretanto, a integrar o quadro de pessoal das instituições onde exerciam voluntariado.
Solidariedade e realização pessoalMaria Teresa Pinto, 55 anos, professora de Inglês na Escola Secundária Bernardino Machado, estava inscrita há dois anos. “Só agora fui chamada para fazer voluntariado no Centro Social da Cova/Gala. Sempre gostei de ajudar os outros, o que me faz sentir realizada. Sobretudo, tratando–se de crianças”, disse a docente, casada e mãe de duas filhas maiores.
Não obstante a lista de espera da Bolsa de Voluntariado, os voluntários não chegam, numa sociedade cada vez mais individualista, envelhecida e pobre. Porém, antes de irem para o terreno, a autarquia enquadra os voluntários no contexto dos serviços que vão prestar. Por outro lado, os critérios de selecção são rigorosos.
As inscrições continuam abertas.
Notícia daqui.

Sem comentários: