23/12/07

VEM fazer a diferença: Voluntariado em Matosinhos com balanço positivo e novos desafios

A grande maioria são mulheres, licenciados e com uma média de idades a rondar os 35 anos. É este o perfil dos voluntários de Matosinhos.
“Uma maneira diferente de estar na vida...”, assumem.Feitas as contas, facilmente se compara o voluntariado à matemática. “É como uma equação, em que é necessário dar mais a quem tem menos para dar igualdade”, lembrou Manuela Duarte, da Comissão Nacional para a Promoção do Voluntariado.
Ser voluntário é - assumem - “uma maneira de estar na vida”. E muitos são os que, hoje, já aderiram a este movimento. Em Matosinhos, celebrou-se o Dia Internacional do Voluntariado com o balanço de um projecto implementado há precisamente um ano.
VEM - Voluntariado em Matosinhos - é, hoje, para muitos, um desafio ao qual responderam e que lhes acabou por mudar a vida. “Porque servir os outros é a maneira mais inteligente de servir-se a si mesmo”, frisou o vereador da tutela, Fernando Rocha. Perante uma plateia de entidades parceiras, investigadores e voluntários, pretendeu-se, essencialmente, reforçar a motivação para o trabalho voluntário, tornando esta prática “mais do que uma escolha, uma certeza de cidadania renovada”.
Ser maior de 16 anos, obter a escolaridade mínima obrigatória ou competências equivalentes, comprometer-se a respeitar os princípios deontológicos inerentes à actividade a desenvolver, enquadrar-se no perfil geral do candidato e nas características específicas face às tarefas a executar e ter tempo disponível para o voluntariado. São estas as principais características que tem de ter quem quiser ser voluntário em Matosinhos.
O projecto VEM - recorde-se - nasceu, há um ano atrás, tendo como objectivo o desenvolvimento do espírito e das práticas de voluntariado no concelho, criando uma bolsa de voluntários e de instituições parceiras. Um ano depois, o balanço é positivo - asseguram os responsáveis. “São cerca de 200 as pessoas inscritas. Número que nos permite olhar para o futuro com optimismo”, reiterou Fernando Rocha.
Todos os voluntários recebem formação inicial em voluntariado e uma formação específica, tendo em consideração a instituição e a área de intervenção a que se candidatam. “Foram realizadas já nove acções de formação e, de uma forma geral, podemos dizer que a nossa experiência com os voluntários tem sido positiva.
Claro que com algum absentismo, bem como casos pontuais de incumprimento”, afirmou o vereador. Maioritariamente mulheres, licenciados e com uma média de idades situada nos 35 anos. É este o perfil geral do voluntário em Matosinhos. De uma forma geral, não têm experiência em voluntariado e as áreas que mais procuram são a da educação e apoio social, sendo as crianças e os jovens a população-alvo mais referenciada e o horário pós-laboral, o mais pretendido.
“Acção social melhor e mais justa”Feito o balanço do primeiro ano do projecto, o encontro serviu, ainda, para apresentar o plano de acção para 2008, centrado, essencialmente, em seis áreas distintas.
“VEM Crescer” é o nome do projecto virado, sobretudo, para a juventude. “Vai procurar influenciar e incentivar os jovens para a prática do voluntariado”, explicou Fernando Rocha. Já preconizando um voluntariado de proximidade, “VEM Acompanhar” centra a sua acção, de uma forma geral, no apoio domiciliário a idosos e pessoas dependentes. “VEM e Vai”, como o próprio nome indica, pretende facilitar o intercâmbio de voluntários e o exercício do voluntariado internacional, enquanto o projecto “VEM Hoje” se baseia no voluntariado pontual, em actividades de curta duração.
“VEM Doar” vai, por sua vez, criar um banco de ofertas on-line, que tornem mais fácil a sua procura e quando falamos no projecto “VEM Sempre” falamos, por outro lado, em acções prolongadas de voluntariado. Seis áreas distintas, nas quais quem quer ser voluntariado se pode encaixar. “Construir uma acção social melhor e mais justa.
É este o de­safio para 2008”, lançou o vereador responsável.
VEM - Voluntariado em Matosinhos
Voluntários inscritos: 200
Instituições parceiras: 50
Voluntários formados: 70
Gestores de voluntariado formados: 28
Voluntários colocados nas instituições parceiras: 62
Notícia daqui.

Sem comentários: